segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Captação de aúdio e tratamento acústico – Aula 1

Por Juliana Luiza
Fotos: Janaína Macieira
Vídeo: Thiago Franklin



A aula do último Domingo, dia 8 de Novembro, foi abrilhantada pela simpática figura de Leossom.
Tendo produzido o som de vinte e dois curtas e dois longas, formando em Mecânica, Eletrônica e Engenharia Elétrica, Leonardo tem se focado em captação de áudio para Cinema e vídeo.
Ele trouxe um pouco de sua experiência para o nosso grupo, resumindo de forma divertida e objetiva os pormenores da utilização do som e captação de áudio no cinema.

Leo conseguiu demonstrar que é possível produzir cinema com irreverência, inteligência e simplicidade, utilizando materiais e equipamentos de baixo custo,  incrementando tudo à tecnologia e à programas inovadores.

A  importância da preparação acústica foi bastante elucidada, com o propósito de demonstrar um projeto para evitar a entrada de sons externos ao ambiente e para evitar a saída de sons para o exterior.
Neste sentido, ele apresentou o conceito de "blimpar" e a utilização de diversos materiais que funcionam como revestimentos acústicos. Blimpar, segundo Leo, significa construir uma barreira sonora eficaz, que realmente evite a passagem de qualquer frequência sonora pelas paredes dos ambientes.
Leo comentou, entre outros materiais, sobre o "Sonéx"---uma espécie de espuma quebrada que funciona como uma forma de revestimento de "placa acústica".
Segundo ele, o tratamento acústico que deve ser feito em determinados ambientes deve levar em conta a questão do tamanho da sala, que é tratada com material fonoabsorvente.




A aula também foi entremeada de várias demonstrações de possibilidades de sons, em diferentes locais, com desenhos feitos pelo próprio professor na lousa.
 


( Desenho de funcionamento do microfone )

Em lugares grandes, por exemplo, segundo ele, não adianta colocar absorção acústica. Leo desenhou no quadro uma espécie de persiana dupla que ele teria usado em um teatro grande.


Outro exemplo foi citado por ele ao comentar sobre um auditório, onde se fazia possível colocar vários painéis com forma de onda. Leo comentou que "a onda sonora consegue atravessar o que está perpendicular, mas não o que está oblíquo. Nesse auditório, portanto, não reverbera-se mais. Existem várias barreiras verticais. As arestas funcionam como um rebaixamento do teto. Todo som que bate no teto "morre ali".
Segundo Leo, estas salas, dotadas de materiais de absorção são chamadas "sala secas".  O professor também elucidou: "Quanto mais material fonoabsorvente for inserido, maior é a densidade da absorção. Quanto maior a frequência, menor a frequência da onda. A reverberação é feita por frequências mais altas.".


Leo explicitou ainda a definição dos diversos tipos de microfone e a estrutura material de cada um deles.
Os microfones mais utilizados segundo ele, estão em três categorias: microfones omni-direcionais; microfones bi-direcionais e microfones direcionais. Os microfones direcionais, se subdividem em cardióides, supercardióides e ultracardióides. 
Foi também comentado em relação aos microfones que existem movimentos específicos para o cinema e outros específicos para o teatro.

    Leo mostrou vários áudios de filmes os quais ele "trabalhou o som", analisando os aspectos da produção sonora em determinados ambientes. Ele mostrou algumas cenas que foram produzidas dentro de um carro "blimpado".
    Foi também comentada uma cena gravada no restaurante "O topo do mundo", de Belo Horizonte. Segundo Leo, pelo motivo deste restaurante ter um tamanho imenso foi necessário também usar o blimp, para que não houvesse nenhum tipo de eco.
    Leo também comentou sobre o fato de nesta cena do restaurante, usar somente 6 microfones.
    Ao ouvir o aúdio, tivemos a impressão de que o ambiente em questão estava lotado. O que construiu esta impressão de "ambiente lotado", segundo o professor, foram as posições estratégicas que ele colocou os chamados "Microfones sorvete".
    Além disso, a edição na mesa de som permitiu desenhar o som ao vivo. Ou seja, foi possível arquitetar um ambiente de pessoas falando ao fundo. Segundo ele, haviam apenas seis pessoas conversando,
    Leo neste instante disse, com seu jeito irreverente: "Eu geralmente chego no set com esses Microfones sorvete e as pessoas não acreditam no que eu posso fazer com eles."




    Portanto, de uma forma simples e barata, com microfones que segundo Leo custam menos de 100 dólares, ele conseguiu fazer uma produção excelente.

    Um fato inusitado e curioso, é que Leo carrega sempre com ele o "Nelson Ned". Esse não é o psicodélico cantor...mas se trata de um suporte de microfone, que ele costuma tratar carinhosamente.

    Foi também apresentada a noção de "tratamento de áudio". Mostrando o gráfico no projetor, Leo demonstrou que alguns sons ocupam espaços indesejáveis em determinadas cenas, e então necessitam uma edição. Ele comenta:
    " Eu posso tirar o ruído do som. O som digital te permite tratar o som de outra forma. Um mundo de possibilidades se abre pra você, à partir do momento que você pode trabalhar esse som em pedacinhos. Você pode tirar uma boa parte do ruído".




    Leo comentou sobre uma cena gravada em um ginásio, que ele havia mostrado no aúdio:
    "Usamos dois microfones dinâmicos perto da pessoa. Estava chovendo e eu consegui tirar o barulho da chuva".O programa que realiza essa "limpeza" em relação aos ruídos é chamado audition.

    Desta forma, na demonstração do equalizador do programa "audition", o professor explicou que se pode arquitetar diversas possibilidades de edição.
    Ainda em relação à questão dos ruídos, foi demonstrado através de um aúdio, um esquema de gravação feito numa rua praticamente sem ruído.
    Leo explica, através de um desenho: "A menina deitada no chão é esfaquiada. Coloquei o Nelson Ned à mais ou menos uns dois metros dela. (...) Você percebe a ambientação esteriofônica da cena. Então, com o tempo eu aprendi a entender os microfones tal como se eles fossem um foco de luz".


    Um tópico importante levantado por ele foi sobre a chamada "Whisper room". A Whisper room se trata de uma sala onde se grava o aúdio de cenas que foram recém gravadas. Leo comenta sobre essa sala: "O cara acabou de falar e na mesma hora você o leva para whisperer room para gravar a mesma sequência em aúdio."
    A gravação deste aúdio pós filmagem se faz importante, pois em muitos casos, o aúdio da cena original não ficou satisfatório e precisa ser "tratado".
    Leo citou uma experiência de filmagem que utilizou como "Whisper room" uma sala improvisada no prédio do Icbeu em Belo Horizonte, onde uma sala repleta de livros foi adaptada para regravar as cenas.


    Foram também demonstrados todos os pormenores da utilização da mesa de som e seus diversos tipo de controle. Todos do nosso grupo, puderam testar diferentes possibilidades de áudios.


    Leossom comentou de início sobre o desenho de aúdio. Alguns alunos andaram ao redor da sala, com o microfone na mão, a fim de demonstrar a questão do movimento do microfone e sua relação com o movimento humano. Os alunos testaram a voz no microfone e pode-se perceber a diferenciação entre agudos e graves e a produção de vozes "secas" ou "leves.



    Manuseando de forma experiente a mesa de som, Leo "brincava", aumentado e diminuindo timbres vocais.
    Fazendo uma demonstração de aúdio com o seu familiar microfone sorvete, Leo comenta sobre a mesa: "O microfone sorvete pega tudo. É um microfone impressionante. A grande vantagem de se ter uma mesa é que você pode fazer esses desenhos: impostar, esvaziar a voz do ator....voce pode colocar eco".

    Um momento interessante de nossa aula foi a gravação de um aúdio do livro "Missionários da Luz", de André Luiz. A gravação foi feita por Romário e Theo, que emocionaram a platéia com seus timbres carregados de emoção.
    Leo intencionava demonstrar com essa gravação a questão do posicionamento dos microfones.
    Segue abaixo o aúdio com imagens de trechos da aula de Leossom. No vídeo o professor mostra captação com 2 microfones, mudança de posição e mudança do PAN na mesa de áudio.

    Curta-Metragem
    A aula foi finalizada com  exibição de um tocante curta metragem produzido na Escola de Cinema por Thiago Franklin.
    O aúdio do referido filme foi feito por Leossom um dia antes, no Sábado. O filme tratava de uma situação vivida em um ponto de ônibus, local onde, por pressuposto, e de acordo com o que o filme sugere,  simbolicamente as pessoas não percebem as outras pessoas que as cercam.
    O barulho dos ônibus mostrados no filme foi citado. Segundo Leo, havia uma garota sentada deixado do banco do ônibus, com um microfone posicionado para captar os sons ao redor.
    Leo comentou que o filme seria um bom exemplo da utilização do microfone direcional. Ele comentou: "O microfone isola bem o som que está no foco dele".

    Uma breve reflexão
    Deixando por hora a questão técnica da aula, gostaríamos de finalizar nosso texto
    fazendo uma espécie de reflexão.


    Neste instante, poderíamos, quem sabe, fazer um paralelo surreal sobre a questão dos ruídos elucidada por Leo e a questão "do não perceber a realidade ao redor", que o curta metragem demonstra.

    Não percebemos os ruídos, ou fingimos não ouvi-los? Não percebemos as pessoas ou não fingimos vê-las?
    Leossom comentou que, pelo fato de estar muito tempo trabalhando nesta área de captação de aúdio, seu ouvido tem sido de certa forma treinado e ele consegue perceber os barulhos que rodeiam o mundo...
    Segundo ele, geralmente as pessoas se acostumam ao grande número de ruídos e não percebem mais os sons.
    O fato é que a questão da percepção poderia provocar severas reflexões a todos que assistiram a aula do último Domingo.
    À partir da aula de Leossom os ruídos talvez nunca mais sejam os mesmos para os membros de nosso grupo.
    E, o curta metragem também poderia nos conduzir à uma crítica severa sobre o modo de agir humano, que desdenha toda a realidade ao seu redor, se perdendo no seu mundinho limitado e interior...

    Bate Papo com Emmanuel-Renúncia
    Logo após a aula, muito dos membros do nosso curso se encontraram no C.E Manuel Felipe Santiago, no bairro Santo Antônio, onde aconteceu o evento "Bate Papo com Emmanuel".
    Abaixo segue os vídeos, produzido pela mocidade do Manuel Felipe para o Bate Papo.

    Renuncia: Parte 1


    Renuncia: Parte 2


    Making-of


    Musica: Estrela


    Musica: Alcíone


    Musica: Sonhos de Amar

    O curso cinema espírita segue seu rumo e vem ampliando nossas percepções sobre diversas facetas da vida e de além vida...
     
    Abraços a todos e até a próxima