Por Thiago Franklin
Fotos: Janaína Macieira, Joana e Henrique Lisboa
Vídeo: Henrique Lisboa
Luz, Câmera, Ação!
Sergio Gomes ou Serginho, este é o nome da fera que nos deu o prazer da aula deste domingo quente em Belo Horizonte. Uma aula de regência das luzes na direção de fotografia.
Fotos: Janaína Macieira, Joana e Henrique Lisboa
Vídeo: Henrique Lisboa
Luz, Câmera, Ação!
Sergio Gomes ou Serginho, este é o nome da fera que nos deu o prazer da aula deste domingo quente em Belo Horizonte. Uma aula de regência das luzes na direção de fotografia.
( Sergio Gomes )
Na primeira parte da aula assistimos um filme (documentário) "Iluminados". Longa metragem que revela o olhar sobre a fotografia de cinema pelas lentes de alguns dos maiores profissionais da recente cinematografia brasileira. Dib Lutfi, Edgar Moura, Fernando Duarte, Mario Carneiro, Pedro Farkas e Walter Carvalho imprimem um pouco de sua história como fotógrafos e refletem sobre seus trabalhos, dos diretores, do seu cinema em particular e do que a sétima arte representa para o mundo.
( Trailer do filme: Iluminados )
Serginho através de uma critica construtiva foi navegando pelo filme e mostrando os pontos fortes de cada um dos diretores apresentados a turma neste belo documentário, vale a pena assistir.
Serginho através de uma critica construtiva foi navegando pelo filme e mostrando os pontos fortes de cada um dos diretores apresentados a turma neste belo documentário, vale a pena assistir.
Como estávamos no estúdio da CINEVIDEO ( abrimos aqui um parêntese para agradecer ao FEU e sua equipe por nos ter cedido um período para que esta importante aula pudesse ser realizada. ) tivemos uma aula pratica de como podemos utilizar a luz para criar. Estamos longe da realidade dos estúdios de Hollywood, mas Serginho assim como todos os outros mestres convidados a dar aula para esta turma nos deu o caminho das pedras, mostrando o que podemos realizar no cinema com poucos recursos.
Videos com alguns exemplos!
Utilizando alguns fresneis, Sanguns, kinofloods, bandeiras e filtros full Blue, podemos ver alguns exemplos do que a imaginação e uma boa pratica pode fazer.
( Alguns Equipamentos )
Kinoflood
Fresneis e Sungun
Bandeira
Pelas Lentes do nosso querido FRED!
E como não poderia faltar algumas fotos da galera animada!
Theozinho e Theozão
Daqui pra lá! rsrs
Dani, Joana, Fred, Thiago, Romario, Theozinho, Helen
Dani, Joana, Fred, Thiago, Romario, Theozinho, Helen
Henrique, Serginho e Theozão ( Na TV )
Efeito feito com um Fresnel
O Filho de 3 Sombras!
O Pai Sombra!
Não que eu Goste de aparecer, a foto é apenas pela camisa!
O Pai Sombra 2!
Theo comparilhando seu conhecimento como Produtor!
Momento autista do Henrique!
Foi uma aula de primeiro contato com as Luzes do Cinema, lembrando que sem luz a escuridão é certa, no cinema a luz é a responsável por imprimir na película a imagem iluminada na frente da câmera. Pedimos a Jesus nosso querido mestre que faça luz sobre essa turma que foi "Ajuntada" para este empenho de levar a Luz da Doutrina espírita as telas do cinema, das Tvs, da Internet e de tantas outras tecnologias que por ai virão. Esperamos de coração que outras turmas com o mesmo propósito surjam por ai.
Quando estava editando este post para o blog me lembrei de uma prece do espírito Emmanuel que esta no prefácio do livro "Ceifa de Luz", que nos fala sobre a necessidade de se pedir a orientação de Deus em todos os aspectos de nossas vidas, e com ele ofereço este Post aos verdadeiros amigos que reencontro neste curso de Cinema.
PRECE POR LUZ
Senhor!...
No limiar deste livro, estamos em oração, rogando-te mais luz por acréscimo de misericórdia.
Clareia-nos o entendimento, a fim de que conheçamos em suas conseqüências os caminhos já trilhados por nós; entretanto, faze-nos essa concessão mais particularmente para descobrirmos, sem enganos, onde as estradas mais retas que nos conduzem à integração com os teus depósitos.
Alteia-nos o pensamento, não somente para identificarmos a essência de nossos próprios desejos, mas sobretudo para que aprendamos a saber quais os planos que traçaste a nosso respeito.
Ilumina-nos a memória, não só de modo a recordarmos com segurança as lições de ontem, e sim, mais especialmente, a fim de que nos detenhamos no dia de hoje, aproveitando-lhe as bênçãos em trabalho e renovação.
Auxilia-nos a reconhecer as nossas disponibilidades; todavia, concede-nos semelhante amparo, a fim de que saibamos realizar com ele o melhor ao nosso alcance.
Inspira-nos, ensinando-nos a valorizar os amigos que nos enviaste; no entanto, mais notadamente, ajuda-nos a aceitá-los como são, sem exigir-lhes espetáculos de grandeza ou impostos de reconhecimento.
Amplia-nos a visão para que vejamos em nossos entes queridos não apenas pessoas capazes de auxiliar-nos, fornecendo-nos apoio e companhia, mas, acima de tudo, na condição de criaturas que nos confiaste ao amor, para que venhamos a encaminhá-los na direção do bem.
Ensina-nos a encontrar a paz na luta construtiva, o repouso no trabalho edificante, o socorro na dificuldade e o bem nos supostos males da vida.
Senhor!...
Abençoa-nos e estende-nos as mãos compassivas, em tua infinita bondade, para que te possamos perceber em espírito na realidade das nossas tarefas e experiências de cada dia, hoje e sempre.
Assim seja.
Uberaba, 29 de Agosto de 1972
Emmanuel